Início / exames / Ecocardiograma com Estresse




Ecocardiograma com Estresse

O que é

O ecocardiograma com estresse farmacológico é um exame de ultrassonografia do coração, com fármaco associado (DOBUTAMINA OU DIPIRIDAMOL, COM OU SEM ATROPINA), que permite avaliação da contração cardíaca em repouso e sob esforço máximo, semelhante ao esforço físico realizado em esteira e/ou bicicleta ergométrica.


Como é feito

Pacientes que utilizam medicamentos que reduzem a freqüência cardíaca são orientados a interromper o uso previamente.

No dia da realização do procedimento o paciente recebe medicamento específico de forma endovenosa e progressiva. O exame é separado em ciclos com duração de três minutos até que obtenha-se a frequência cardíaca desejada para o teste isquêmico. Durante o exame são monitorados: pressão arterial, freqüência cardíaca, oxigenação sanguínea e contração dos segmentos cardíacos. Após o término do exame o paciente precisa aguardar cerca de trinta minutos para então seguir sua rotina.


Indicação

O ecocardiograma de Estresse é indicado para pacientes com suspeita de obstrução das artérias coronarianas, pacientes submetidos a terapêutica de revascularização miocárdica.


Contraindicação

O exame é contraindicado para pacientes com reações adversas às medicações estressoras (DOBUTAMINA OU DIPIRIDAMOL), na fase aguda do infarto, na angina instável, na HIpertensão Arterial Sistêmica descontrolada, arritmia ventricular, portadores de asma brônquica ou chiado no peito e usuários de xantinas.


Limitações do exame

As limitações para a realização do exame se dão quando não ocorrem sinais de isquemia ou quando não se atinge a freqüência cardíaca submáxima.


Preparo

Necessita-se de jejum de 6 horas e pede-se a suspensão de fármacos com ação cardiovascular que podem mascarar a presença de isquemia, tais como os betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos.


Efeitos adversos e complicações do método

Inúmeros centros já evidenciaram a segurança do método através de estudos clínicos, porém, alguns pacientes relatam náuseas, formigamento pelo corpo, dor de cabeça, dor no peito, piora da hipertensão e palpitação. Quando presentes e detectados, são prontamente tratados.





AGENDAMENTO





















Rua Santo Antônio
951 - Cruzeiro do Sul
CEP 88811-040
Criciúma/SC

MioCuore Cardiologia


Responsável Técnico
Dr. Giuliano Pazini Bortoluzzi CRM 8909 - RQE 3461
© Direitos reservados | By: PRÓEMI.studio

MioCuore Cardiologia



Clique aqui e fale agora!


Rua Santo Antônio
951 - Cruzeiro do Sul
CEP 88811-040
Criciúma/SC



Responsável Técnico
Dr. Giuliano Pazini Bortoluzzi
CRM 8909 - RQE 3461

© Direitos reservados
By: PRÓEMI.studio