Início / INFORMATIVO / Informativo / Trabalho excessivo pode gerar arritmias cardíacas.





Trabalho excessivo pode gerar arritmias cardíacas.


Você anda trabalhando demais? Sabia que isso pode gerar arritmias cardíacas?

De acordo uma nova pesquisa publicada no European Heart Journal , pessoas que trabalham mais horas por dia apresentam um risco aumentado de fibrilação atrial (FA).


Depois de analisar dados de mais de 85.000 homens e mulheres no Reino Unido, Dinamarca, Suécia e Finlândia, que participaram do Estudo de consórcio da Meta-análise individual de dados de participantes em populações de trabalho (Individual Participant Data Meta-analysis in Working Populations, IPD-Work), em comparação a pessoas com uma carga de trabalho semanal normal de 35 a 40 horas, aqueles que trabalharam 55 horas ou mais por semana tinham uma probabilidade aumentada em aproximadamente 40% de desenvolver FA durante um acompanhamento de dez anos.


O ajuste para potenciais fatores confundidores, como obesidade, consumo arriscado de álcool e hipertensão, teve pouco impacto nesta associação.


Nove dentre dez casos de FA ocorreram em pessoas que não tinham doença cardiovascular pré-existente ou concomitante. O autor principal, Professor Mika Kivimaki, do departamento de epidemiologia da University College London, disse que os achados sugerem ser provável que o risco aumentado seja um reflexo do efeito de longas horas de trabalho ao invés do efeito de qualquer doença cardiovascular pré-existente ou concomitante; contudo, são necessárias mais pesquisas para entender os mecanismos envolvidos.

Lembrando que o exame de holter, pode detectar a fibrilação atrial e demais arritmias, é realizado na MioCuore, clique aqui e saiba mais.


Responsável Técnico
Dr. Giuliano Pazini Bortoluzzi CRM 8909 - RQE 3461










Rua Santo Antônio
951 - Cruzeiro do Sul
CEP 88811-040
Criciúma/SC

MioCuore Cardiologia


Responsável Técnico
Dr. Giuliano Pazini Bortoluzzi CRM 8909 - RQE 3461
© Direitos reservados | By: PRÓEMI.studio

MioCuore Cardiologia



Clique aqui e fale agora!


Rua Santo Antônio
951 - Cruzeiro do Sul
CEP 88811-040
Criciúma/SC



Responsável Técnico
Dr. Giuliano Pazini Bortoluzzi
CRM 8909 - RQE 3461

© Direitos reservados
By: PRÓEMI.studio